Fandom

SENADOR PINHEIRO MACHADO Wiki

PINHEIRO MACHADO no Livro dos Heróis da Pátria

9 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

O Senador Sérgio Zambiasi, nobre político gaúcho, representante do seu Estado, em iniciativa própria de um patriota, propôs a inscrição do nome de PINHEIRO MACHADO no Livro dos Heróis da Pátria, do Panteão da Liberdade e da Democracia, na Capital do país.

O Projeto de Lei

Armas da República.jpg
SENADO FEDERAL
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 33, DE 2009
O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º Fica inscrito o nome de José Gomes Pinheiro Machado no Livro dos Heróis da Pátria, localizado no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, em Brasília.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

José Gomes Pinheiro Machado foi um dos mais influentes políticos brasileiros na luta pela formação e consolidação da República.

Gaúcho de Cruz Alta, Pinheiro Machado ainda muito jovem lutou em defesa do Brasil na Guerra do Paraguai, e, mais tarde, defendeu a unidade do País, combatendo os revolucionários em seu Estado, durante a Revolução Federalista, em 1893.

Republicano convicto, participou ativamente do movimento pela proclamação da República.

Foi eleito Senador pelo Estado do Rio Grande do Sul, e participou do Congresso Constituinte de 1890/1891.

Sua atuação política foi marcada pela luta vigorosa e obstinada em prol da consolidação e do aprimoramento da República recém-proclamada.

Nome de grande importância histórica para o Estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil, o Senador Pinheiro Machado é também personagem honroso da História desta Casa, e merece ser reconhecido como um de nossos grandes heróis.

Senador Sérgio Zambiasi

DADOS BIOGRÁFICOS

Descendente de italianos, Zambiasi nasceu em 9 de setembro de 1949, em uma família numerosa, que vivia do trabalho duro na terra arrendada. Quando criança, era inquieto e comunicativo, gostava de música, dividindo o tempo entre a escola e o trabalho no campo.

Com a trajetória política de quatro mandatos consecutivos como deputado estadual mais votado de seu Estado, consolidou, com uma gestão de dois anos à frente da presidência da Assembléia Legislativa, a tendência de tornar as causas sociais a diretriz de todas as suas ações.

Desde a infância, teve naturalmente o olhar voltado para as dificuldades vividas pelas comunidades mais carentes, principalmente aquelas em que o braço do Estado não chega com a eficácia e a pressa exigidas pela fome e pela doença.

Com uma grande votação foi elevado ao Senado da República, como representante do seu Estado natal.

Ver também

Ligações externas

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória